ART NOUVEAU / ART DECÓ

O art nouveau (arte nova) foi um movimento que surgiu na Europa, entre 1890 e 1910. Essencialmente decorativo, voltado ao design e à arquitetura, influenciou também o universo das artes plásticas.

O art noveau preocupava-se com a originalidade da forma, tinha relação direta com a Segunda Revolução Industrial e com a exploração de novos materiais, como o ferro e o vidro.

O art nouveau surgiu como uma tendência arquitetônica inovadora do fim do século 19: um estilo floreado, em que se destacam as formas orgânicas inspiradas em folhagens, flores, cisnes, labaredas e outros elementos.
Os edifícios apresentam linhas curvas, delicadas, irregulares e assimétricas.

Mosaicos e mistura de materiais caracterizam muitas obras arquitetônicas, como as de Antoni Gaudí, expoente do movimento na Espanha.

Com cacos de vidro e ladrilhos, ele decora construções como o Parque Güell e a Casa Milá, em Barcelona. A Catedral da Sagrada Família é outra obra sua de destaque.

O ART NOUVEAU NO BRASIL

O estilo do art nouveau chegou ao Brasil nos primeiros anos da República, com o nome de arte floreal, e, como na Europa, exerceu forte influência na arquitetura e nas artes gráficas.

Coreto em Estilo Art Noveau, Aracaju.

http://www.brasilescola.com/historiag/art-nouveau2.htm

Assim é que em 1912 a praça Fausto Cardoso recebe um monumento em homenagem a esse grande líder político, plantando-se novos jardins com dois coretos em estilo art nouveau, orgulho dos sergipanos que dali fizeram palco para retretas e manifestações cívicas. Aracaju

Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Manaus.

http://www.copa2014.org.br/cidades-sedes/noticias/86/MERCADO+MUNICIPAL.html

Belo edifício no estilo art nouveau, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa foi inaugurado em 1882, em pleno ciclo da borracha na região Amazônica.

Construído de frente para o Rio Negro, é tido como uma réplica do extinto mercado francês Les Halles, de Paris. O pavilhão central em alvenaria, ladeado por dois pavilhões com estrutura em ferro, destaca-se pelo pórtico de ferro rendilhado e pelos vitrais. No Mercado, que atualmente passa por reformas, pode-se encontrar grande variedade de produtos regionais.

Residência Art Nouveau em Santa Maria 1912, Obra do Arquiteto alemão Theodor Carstein, já demolido.

http://www.vitruvius.com.br/minhacidade/mc063/mc063.asp

A Art Nouveau, influiu no espaço, com suas paredes curvas, suas sinuosas ornamentações, mas não chega a um patamar de grandes diversificação de obras, fica timidamente encontrada em algumas poucas fachadas, com o advento da arquitetura do ferro, e seu forte mesmo são os interiores, como forma de decorativismo.

O ART DECÓ NO BRASIL

Tem seu surgimento por volta de 1890/1900.

De forma geral, a arquitetura déco representa uma certa tendência de passagem entre a arquitetura produzida pelos estilo art nouveau e do ecletismo para o modernismo. Assim, observa-se elementos avanços do estilo subsequënte com certas comedições correlatas aos estilos predecessores. Observa-se, por exemplo, uma tentativa de racionalização dos volumes e dos elementos de ornamentação, ainda que houvesse ornamentações pontuais e com materiais que representassem modernidade e que os volumes seguissem a composição tripartite clássica – embasamento, corpo principal e coroamento.

O art déco é marcado pelo rigor geométrico e predominância de linhas verticais, havendo a tendência de tornar, através da percepção, o edifício mais alto. Os volumes arquitetônicos são também marcados pelo escalonamento, pela transposição da idéia do Zigurate, apróximação de formas aerodinâmicas.

Destaca-se o uso do concreto (betão) armado, das esculturas com forma de animais, o uso dos tons de rosa e a geometrização das formas. Também pode-se destacar o uso do plástico como elemento estrutural e a pelúcia, muito utilizada como forro para as paredes internas de grandes salões.

No Brasil, Goiânia reúne grande número de exemplares de edifícios art déco, a começar pelo traçado da cidade. Ainda no estado de Goiás, no interior, Ipameri tem o maior patrimônio da arquitetura art déco preservado, todos localizados no centro da cidade. Alguns exemplares que mais se destacam são o antigo prédio do Cine Teatro Estrela, prédio da antiga sede do Banco do Brasil, prédio sede da Câmara Municipal, prédio das antigas Chevrolet e Ford.

A arquitetura art déco está espalhada por todo o país, mas os principais acervos art déco brasileiro concentram-se em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia.

Deixe um comentário